Sagrada Família é um bairro de Belo Horizonte da região leste. Sua população estimada é de 34.000 pessoas, de acordo com dados do censo 2010.

A área total é de 2,291 km² distribuídos e ruas bem arborizadas que são cortadas pela principal avenida, Silviano Brandão.

O bairro possui vários colégios e escolas como a Escola Estadual Sagrada Familia II, Colégio São Luís Gonzaga, Colégio Conviver e a Escola Pedacinho de Gente Infantil.

No quesito saúde, o bairro possui várias unidades de atendimento médico como a Unidade Referência Secundária (URS) Sagrada Família.

Quanto ao lazer, o bairro Sagrada Família tem várias praças como: Praça Republica do Iraque, Praça Nilo Peçanha e Praça do Grota.

Para quem gosta de sair o Sagrada família tem alguns bares cheio de estilo como o Koqueiros Bar e a casa noturna The Mexican Gastro PUB.  

No carnaval de BH o bairro é só uma festa com o desfile do bloco Com Sagrados que surgiu em 2016 e traz uma mistura eclética de sons e estilos capazes de agradar os mais variados gostos musicais.

A história do bairro Sagrada Família

O bairro Sagrada Família ou “sagradinha”, como é carinhosamente conhecido pelos moradores, surgiu com a formação de três vilarejos Mauá, São João e Maria Basilina.  

Os vilarejos surgiram do loteamento de uma fazenda que pertencia a um famoso coronel de terras conhecido como João Gualberto Filho, por isso existe uma rua no bairro com esse nome. 

Nos princípios da ocupação, o bairro Sagrada trabalhadores da ferrovia e operários de fábricas eram os principais moradores da região.  

A origem do nome não é um consenso, algumas versões dizem que os laços de amizades entre os moradores originou o conceito de família. Em outras um pároco teria sugerido o nome e nas mais recentes seria uma referência direta ao Presépio do Pipiripau.

Referências
Histórias de bairros [de] Belo Horizonte : Regional Leste / coordenadores, Cintia Aparecida Chagas Arreguy, Raphael Rajão Ribeiro. – Belo Horizonte: APCBH; ACAP-BH, 2008.
Censo 2010, IBGE.
Wikipedia.